O que você vende? Seja qual for a resposta, serviços pontuais (como consultorias, implantação de sistemas, inspeções, auditorias, etc), serviços recorrentes (como contabilidade, planos de saúde, Software / SaaS) ou produtos físicos, o modelo de precificação passa por 2 grandes grupos:

RECORRENTES ou NÃO RECORRENTES

Recorrentes são aqueles que apresentam periodicidade temporal para cobrança que se dá de forma cíclica, durante um determinado período (vigência).

As cobranças recorrentes podem ser:

  • mensais
  • bimestrais
  • trimestrais
  • semestrais ou
  • anuais.

As cobranças anuais, ainda podem ser parceladas (R$ 1.200 / ano pagos em 3 parcelas de R$ 400,00, por exemplo)

As Não recorrentes são aqueles onde o serviço ou produto é cobrado uma única vez, casos de consultorias, venda de produtos físicos, etc. Nesse caso, a cobrança também pode ser ser parcela.

O DocSales atende a ambos modelos de precificação, veja abaixo como configurar:

No cadastro de serviços e produtos, selecione o que deseja alterar e clique em EDITAR. Defina quais são os modelos de preço que devem ser ativados e ao lado preencha o valor referente a periodicidade:

  • O valor para Pontual deve ser o valor total do produto ou serviço
  • O valor Mensal, deve ser o da mensalidade, o Anual, da anuidade e assim por diante.

Depois de configurar os valores, basta adicionar os serviços e produtos em um documento de vendas - e escolher qual é a periodicidade de cobrança escolhida para ele:

Acesse Documentos -> Novo Documento -> Aba Serviços e Produtos

Na tabela abaixo, os valores serão distribuídos pelo tempo - conforme a vigência do documento definida na aba Dados do Documento - e pelas periodicidades:

Essa tabela acima pode ser inserida no modelo do documento ou apenas ficar visível para o usuário conferir se está tudo conforme planejado.

Para dúvidas adicionais, entre em contato com o nosso time de suporte clicando no ícone de ajuda no canto inferior esquerdo ou enviando email para [email protected]

Did this answer your question?